terça-feira, 21 de junho de 2011

A visita à praia - 3º ano


Na 4ª Feira, dia 1 de Junho, às 9h fomos fazer uma visita de estudo à Praia de Buarcos.
Nós fomos lá para observar os seres das poças de maré e também para descobrir melhor a nossa praia.
Observámos imensos seres das poças de maré e esses seres são: mexilhão, burrié, lapa, camarão, algas azuis, algas verdes, algas castanhas. Cada grupo recolheu alguns para uma bacia branca e assim ainda foi melhor porque pudemos observá-los mais de perto sentados na areia.Fui à praia com os meus colegas da escola e fomos acima das rochas e vimos nas poças muitos seres vivos. O mar estava muito azul e gostámos muito, mas o queestragou tudo foi o vento.

Na Praia de Buarcos vimos muitos animais do mar, num tabuleiro grande, após os termos recolhido das poças. Com o termómetro verificámos a temperatura da água do mar. A temperatura na poça de maré era 20ºC. A temperatura no mar aberto era 18ºC.
O dia estava de sol, com um pouco de vento, mas foi muito divertido e gostei muito.

Na visita á praia gostei de apanhar alguns seres vivos. Depois sentimos o ouriço-do-mar amexer-se na palma da mão. O João Luís disse que ele fez chichi. O Tomás riu-se muito com cócegas.
("clicar" sobre as imagens para abrir o video realizado pelo Marco)

No dia 1 de Junho fui à praia com a minha turma e a turma do 4º ano. Nas poças apanhámos alguns animais e algas que metemos num balde para os podermos observar melhor. Vimos a temperatura da água do mar dentro e fora das poças. Após a observação, devolvemos os seres vivos ao mar, apanhámos conchas e voltámos para a escola.
Fomos aos penedos e observámos dois cabozes, quatro camarões, uma anémona, muitos ouriços, alface do mar e um códio.
Eu molhei as mãos.

Foi muito giro, só que estava muito vento. O primeiro grupo apanhou um burrié e algas de várias cores. O vento batia nas nossas costas. O nosso grupo pegou um ouriço, um camarão e um caboz. Eu estava com os ouvidos cheios de areia. Nas poças a água estava a 20ºC. No mar estava a 18ºC.
Fui à praia há uns dias atrás. Lembro-me de haver vento forte. Cada grupo foi procurar seres vivos. Foram encontrados camarões, ouriços, anémonas, etc., etc.
Tínhamos que completar o caderno de trabalho com os seres que encontrámos, metemos num balde e foram fotografados. Depois voltaram para o mar.

Chegámos à praia e fizemos a nossa sala de aula com quatro canas espetadas na areia. A professora chamou-me a mim, à Marta, ao Luís e à Beatriz para irmos apanhar alguns animais aos penedos. Depois foi o segundo grupo, a seguir o terceiro e por fim o quarto.
Juntámos os animais todos num tabuleiro com água do mar e todos puderam agarrar o ouriço. Depois libertámos nas rochas todos os seres vivos.
Para lembrança trouxemos conchas.
Quando chegámos à praia estava muito vento. Depois, a professora fez uma sala de aula na areia.
A seguir, a professora Conceição fez muitos grupos para irmos ver as poças de maré. Cada grupo trazia um ser vivo. Depois de lancharmos, ainda tínhamos os nosso guia de trabalho para terminar.
A seguir passou um comboio azul dos turistas e consegui a tempo fazer uma fotografia.
E voltámos para a escola!
Foi muito divertido!

3º ano da Prof, Conceição

0 comentários:

Enviar um comentário