terça-feira, 21 de junho de 2011

Condições de vida numa poça de maré: temperatura

Partindo do conhecimento de que as marés mudam duas vezes por dia, começámos a pensar o que varia, de uma maré para a outra, nas condições de vida destes seres.

A Temperatura
Uma das razões pelas quais gostamos mais da nossa praia na maré vaza é porque a água das poças é mais quentinha do que no mar aberto. Mas nem todos os seres vivos têm a capacidade de se adaptar a mudanças tão bruscas e repentinas. É como se as estações do ano mudassem de seis em seis horas! Assim, a primeira condição de que falámos foi a temperatura.
Falámos do que sabemos sobre temperatura, em que circunstâncias da vida diária falamos de temperatura e quais os instrumentos que servem para a medir. Ninguém sabia em que unidades se mede a temperatura. Nesse dia o TPC foi assistir ao boletim meteorológico da TV e registar o que se dissesse relativamente a este assunto.
Na aula seguinte toda a gente sabia que a temperatura se mede em graus.

Para percebermos melhor do que estávamos a falar, realizámos uma pequena experiência onde abordámos, de uma forma muito simples, os conceitos de sensação térmica e temperatura.

Tínhamos três recipientes iguais e uma ficha de registo.
No recipiente A colocámos água com cubos de gelo;
No recipiente B colocámos água aquecida;
No recipiente C colocámos água à temperatura ambiente.
Primeiro, com um termómetro mediu-se a temperatura da água em cada recipiente e registou-se na ficha de trabalho.
Seguidamente dividiu-se a turma em dois grupos:

I
Um grupo de meninos colocava a mão durante alguns minutos no recipiente A e registava a sua sensação: gelada.
Depois colocava a mesma mão no recipiente C e registava a sensação: morna.

II
Outro grupo de meninos colocava a mão durante alguns minutos no recipiente B e registava a sua sensação: quente.
A seguir colocava a mesma mão no recipiente C e registava a sensação: gelada.

Para o grupo - I a água do recipiente C estava morna e para o grupo - II estava gelada. Gerou-se uma grande discussão sobre quem estava enganado.


Para acabar com a polémica, a professora pediu que cada menino colocasse uma mão no recipiente A, outra no recipiente B e que após alguns minutos colocasse as duas mãos no recipiente C. Foi muito divertido porque cada mão dava uma sensação térmica diferente da água à mesma temperatura.

No final conseguimos perceber a diferença entre temperatura e sensação térmica:

Temperatura mede-se em graus com um termómetro e é uma grandeza física.

Sensação térmica é a percepção que temos da temperatura e é influenciada pela temperatura ambiente e por outros factores como vento e humidade.



3º ano da Prof. Conceição

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