terça-feira, 21 de junho de 2011

Condições de vida numa poça de maré: salinidade

A salinidade
Outra das condições que varia com as marés é a concentração de sal na água do mar. Sobretudo no Verão, com o sol e vento forte, a água das poças evapora-se rapidamente, ficando o mesmo sal em menos água pelo que se torna mais concentrado. Também para abordar estas noções – dissolução, evaporação – resolvemos realizar uma actividade experimental.
Dissolvemos uma mesma quantidade de sal em diferentes porções de água e verificámos as diferenças através do paladar. Comparámos com o que acontecia numa poça á medida que a água se evaporava.

Mas alguém levantou a questão: “então e se o sal também se evapora?”
Por isso realizámos uma experiência de evaporação lenta de água do mar em que os alunos conseguiram observar todo o processo, dentro da sala de aula, ao longo de dois meses.
No final da experiência, quando toda a água se evaporou, constataram que o sal dissolvido na água não se evaporou. Com o microscópio, observaram ao os bonitos cristais que se formaram no fundo do recipiente, comparando-os com os do pacote de sal das nossas salinas da Ilha da Morraceira. 3º ano da Prof. Conceição

0 comentários:

Enviar um comentário