terça-feira, 28 de maio de 2013

2ª Aula de Campo na Praia Rochosa

Hoje, dia 28 de maio de 2013, regressámos à nossa praia rochosa para observar os seres que habitam as poças de maré.

 
Saímos da escola por volta das 9h30. O céu estava azul, com algumas nuvens e a temperatura bastante agradável.

Fomos a pé até ao nosso local de estudo, mas quando lá chegámos notámos algumas diferenças.

À beira mar estava muito mais frio, soprando uma nortada bastante desagradável. O areal estava mais limpo do que em novembro porque já se está a preparar a época balnear. Também estava mais extenso e com um relevo diferente em consequência das condições do mar durante o inverno e primavera que provocaram a deposição de grandes quantidades de areia. Por causa dessas mudanças, a primeira carreira de rochas de que nos aproximámos estava quase despovoada: não tinha algas, apenas se viam lapas agarradas aos penedos.
Seguimos para o seguinte e aí pudemos observar uma grande quantidade de seres vivos nas poças de maré: diferentes cores e tipos de algas, muitas anémonas multicores, colónias de cracas, mexilhões, lapas, burriés, minúsculos cabozes.

Ficámos admirados por não se ver um único ouriço-do-mar. Também não havia lesmas nem estrelas.
Enquanto os grupos se deslocavam às poças para realizar a observação, os restantes meninos e meninas completavam o guião de trabalho na “sala de aula da areia”. Registaram a temperatura ambiente e a da água numa poça, as condições meteorológicas, a aparência da areia e da água do mar. Também desenharam o que viam e, à medida que regressavam da observação da poça, assinalavam os seres vivos que tinham conseguido ver.
De repente, o céu começou a ficar carregado de nuvens escuras, o vento a soprar com mais força e, assim que o último grupo regressou da observação das poças de maré, achámos mais prudente voltar para a escola, antes que chovesse.
Foi uma pena o tempo não ter ajudado, mas de qualquer maneira gostámos muito de ver ao vivo os seres que andámos a estudar ao longo deste ano letivo.


0 comentários:

Enviar um comentário