quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aula de campo na Praia Rochosa de Buarcos



Nós festejámos os anos do senhor Rómulo de Carvalho numa visita de estudo à praia, durante a maré vazia.

De manhã, na escola, estivemos a preparar a nossa aula de campo.


Falámos de como nos devemos comportar, que material e vestuário a levar, dos cuidados a ter nas poças de maré, de como devemos preservar a biodiversidade marinha.

Depois a professora distribuiu um guião de trabalho a cada um de nós.

Da parte da tarde, realizámos a nossa visita.


Saímos da escola por volta das 13h30 e demorámos cerca de dez minutos a chegar à praia. 

Quando lá chegámos, as professoras desenharam no chão um retangulo e espetaram quatro paus nos cantos para fazer a nossa sala de aula. Ao nosso lado, mais ou menos a dez metros, estava um cão, deitado ao pé das coisas do seu dono pescador, que era muito bom aluno no comportamento.


Sentámo-nos, pegámos no nosso guião e começámos a observar o que se passava à nossa volta. Estava sol, poucas nuvens e uma temperatura agradável. Havia pouco vento. O mar estava azul acinzentado, com os penedos descobertos e alguma ondulação. Cheirava a maresia. Havia um pescador a pescar à linha e ao longe viam-se dois navios de carga.

Seguidamente, cada um desenhou na folha o que estava a ver. Reparámos bem nas cores para depois pintar os desenhos na escola.

Todos achámos que a praia estava muito bonita, mas o estado de limpeza não era muito bom: vimos muito lixo deixado pelas pessoas ou trazido pelo mar; também vimos vários pontos de esgoto que vão dar à praia.

Depois da observação, classificámos a nossa praia quanto às marcas que os seres humanos deixaram neste ambiente.

Outra atividade que realizámos foi de orientação: fizemos uma bússola de braços e, virados para o mar, marcámos na areia os pontos cardeais: à nossa frente o Oeste, nas costas o Este, na mão esquerda o Sul e na direita o Norte.

Por fim, saímos da nossa “sala de aula” na areia o percorremos a praia recolhendo objetos interessantes como: conchas e carapaças de animais, pedras de diferentes formas e cores, pedaços de madeira polida pela areia, etc.

Durante a pesquisa, encontrámos um peixe com uma forma estranha que tinha acabado de encalhar na areia. Observámos este lindo peixe: tinha um palmo de comprimento, era de cor brilhante, prateada na barriga e azulada  nas costas, tinha uma forma alongada e a boca em forma de bico. Estava muito fresquinho por isso a professora pegou nele e fomos perguntar o seu nome a um pescador.

Ele disse que era um peixe-agulha, muito bom para iscar ao polvo. 
Então nós demos o peixe ao pescador para ele usar como isco.
Como já estava na hora e tínhamos as tarefas do nosso guião cumpridas, regressámos à escola com os nossos tesouros da praia, felizes e contentes com a Semana da Ciência e da Tecnologia.




Turma M do 3º ano

2 comentários:

disse...

Olá!

Lembro-me perfeitamente, é como tenha sido ontem!!!


Mafalda Figueiredo Domingues :)

Ana Carvalho disse...

As pesquisas in loco são sempre muito interessantes e enriquecedoras, sendo um complemento às aprendizagens realizadas através dos livros.
Excelente trabalho pequenos exploradores!
Parabéns pela iniciativa por parte da equipa pedagógica!

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