terça-feira, 2 de março de 2010

O real e o imaginário

Continuando a ler mais um capítulo da nossa história, chegamos ao momento em que o Menino apresenta à Menina do Mar as “coisas” da Terra.

Gostámos muito desta parte porque nunca tínhamos pensado que as que o Menino escolheu podiam ser tão especiais:

A rosa perfumada, o fogo e o vinho.

Por causa da rosa, falámos da saudade que é a tristeza que fica em nós quando as coisas de que gostamos se vão embora”. Conversámos sobre os nossos sentimentos e as emoções que temos passado este ano lectivo.

Quanto ao fogo, apreciámos a sua beleza e importância para todos nós. Mas também reflectimos sobre os perigos de acender um fósforo na realidade porque "o fogo é alegre mas queima".

A propósito do vinho, debatemos se era ou não próprio para as crianças. O menino, embora o tenha dado a provar à Menina do Mar, disse: “mas o seu sabor não o sei contar”.

Para que não restassem dúvidas sobre o que deve acontecer na realidade, visitámos o blogue dos nossos colegas do 4º N. Eles fizeram vinho na sala de aula e convidaram a Dr.ª Susana Montenegro, nutricionista do Centro de Saúde, para lhes falar sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

Aprendemos muitas coisas interessantes nesta aula como por exemplo que o vinho é importante para a cultura e a economia de um pais, mas que só os adultos saudáveis o podem beber e sempre com moderação.

1 comentários:

Rosa Maria Ribeiro disse...

Adorei ler o que vocês lêem! Parabens pelas reflexões.

Enviar um comentário